O Batismo no Espírito Santo

novembro 29, 2007 at 11:25 am 6 comentários

bat.jpg

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” At 1.5 Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo. A respeito do batismo no Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte: 

1. O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar. 

2. Um dos alvos principais de Cristo na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24.49; At 1.4,5,8). 

3. O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito Santo (Lc 24.49; cf. At 1.5,8). Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente à regeneração. 

4. Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito, (cf. 1.5; 2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste (e.g. Lc 1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”. Este evento só ocorreria depois da ascensão de Cristo (1.2-5; Lc 24.49-51, Jo 16.7-14). 

5. O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no Espírito Santo (2.4; 10.45,46; 19.6). 

6. O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação (cf. 1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Rm 15.18,19; 1Co 2.4). Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo 14.16-18; 16.14; 1Co 12.7). 

7. Outros resultados do genuíno batismo no Espírito Santo são: 

a. mensagens proféticas e louvores (2.4, 17; 10.46; 1Co 14.2,15);

 b. maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (ver Jo 16.8; At 1.8); 

c. uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo 16.13,14; At 4.33); 

d. visões da parte do Espírito (2.17); 

e. manifestação dos vários dons do Espírito Santo (1Co 12.4-10); 

f. maior desejo de orar e interceder (2.41,42; 3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26); 

g. maior amor à Palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42); e

 h. uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15; Gl 4.6). 

8. A Palavra de Deus cita várias condições prévias para o batismo no Espírito Santo. 

a. Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e apartar-nos do pecado e do mundo (2.38-40; 8.12-17). Isto importa em submeter a Deus a nossa vontade (“àqueles que lhe obedecem”, 5.32). Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para então podermos ser “vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2.21). 

b. É preciso querer o batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo (Jo 7.37-39; cf. Is 44.3; Mt 5.6; 6.33). 

c. Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11.13; At 1.14; 2.1-4; 4.31; 8.15,17). 

d. Devemos esperar convictos que Deus nos batizará no Espírito Santo (Mc 11.24; At 1.4,5). 

9. O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante a oração (4.31), o testemunho (4.31, 33), a adoração no Espírito (Ef 5.18,19) e uma vida santificada (ver Ef 5.18 notas). Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito Santo sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente. 

10. O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espírito Santo (ver 4.31 nota; cf. 2.4; 4.8, 31; 13.9; Ef 5.18). O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o Espírito, que deve ser renovado (4.31) e conservado (Ef 5.18).

Autor: Donald Stamps foi missionário no Brasil, autor da Bíblia de Estudo Pentecostal e Mestre em Teologia.

Entry filed under: Batismo no Espírito Santo. Tags: .

O que a Bíblia diz sobre cair no Espírito? Espiritualidade, avivamento e equilíbrio

6 Comentários Add your own

  • 1. Batismo no Espírito Santo  |  agosto 11, 2008 às 1:19 pm

    Discordo que o Batismo no Espírito Santo aconteca uma vez apenas na vida e depois é renovado. O Batismo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo sim, mas não o Batismo no Espírito

    Responder
  • 2. marly  |  agosto 29, 2008 às 4:17 am

    Em minah Congregação uma jovem de 14 anos estava preste a ser batizada no Espírito Santo e foi. no dia seguinte houve o batismo nas águas, ela saiu das aguas falando em mistério, todos ficaram felizes. Um irmão que se acha entendido na Palavre, criticou e disse que ela não foi batizada, e que estava endemoniada, que precisava ser liberta, para depois ser batizada e ai então todos veriam o poder de Deus sobre ela. A menina chorou muito, entristeceu e se calou. Não pude fazer muita coisa, pois a família apoiou o irmão e ela é de menor. Só disse prá ela que ele sangrou a ovelha. Só. Fiquei triste e até hoje fico pensando o que fazer. Ele disse que ela estava com mininisse.Que tinha que aprender a Palavra. Acho que houve blasfênea contra o Espírito Santo apesar de ele se achar muito estudioso, não sei. O que o irmão acha? A menina está triste até hoje. Tem uns 15 dias isso. Obrigada!
    Irmã Marly

    Responder
  • 3. lucia  |  outubro 29, 2008 às 3:02 am

    irmã não sou das mais entendidas da palavra de Deus.
    estudo a biblia sim mas nunca sabemos td, pois a palavra do senhr se renova todos os dias. sei que na biblia fala que se o filho lhe pedir pão o pai não lhe dará pedra.
    pois creio que é assim com essa jovem se ela estava pedindo a Deus, para ser batizada pelo Espirito de Deus,Ele não iria lhe dar um espirito demoniaco.
    mas ore querida busque uma confirmação do Senhor,peça a ela que ore tbm.
    ajude ela irmã a sair da tristeza porque cair é facil mas levantar é dificil,por isso esteja junto dela. espero ter confortado um pouco seu coração.
    abraço fk com Deus

    Responder
  • 4. Rafael  |  janeiro 25, 2009 às 3:43 pm

    È um estudo muitointeresant eque pude aprender mas sobre o espirito santo

    Responder
  • 5. Ilma  |  novembro 5, 2009 às 12:20 am

    Qual a relação do Batismo do Espirito Santo com a festa de Pentecostes?

    Responder
  • 6. Pr Lauro Henchen  |  abril 23, 2010 às 2:19 am

    Sugiro divulgar o blog: http://www.laurohenchen.blogspot.com. O que garantiu batismo com Espírito Santo no Pentecoste foram idiomas estrangeiros ano 33 d.C. enquanto linguas estranhas apareceram pela primeira vez na História decadas de anos depois em 56 d.C. Tem muito crente desobedecendo descaradamente 1º Cor 14:27-28 e até pecando contra o Espírito Santo.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

novembro 2007
S T Q Q S S D
    dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: