Cair no espírito

fevereiro 14, 2008 at 11:40 am 8 comentários

 

Irmãos… aprendais a não ir além do que está escrito!(Apóstolo Paulo aos Coríntios)

O “cair no espírito” é um dos mais famosos e proliferados modismos na igreja evangélica. Em várias reuniões e cultos, pessoas caem após sopros, empurrões e jogadas de paletós de pregadores sensacionalistas. Hoje, inúmeros crentes estão em busca desse novo e conhecido movimento. Mas onde começou essa onda? Quais os termos que o descreve? Esse fenômeno faz parte do pentecostalismo? O cair no espírito tem apoio escriturístico e histórico?

Divulgação do “cair no espírito”.

No ano de 1994, na Toronto Airport Chiristian Fellowship (Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto), o fenômeno do cair no espírito começou a ser divulgado por meio de um conferência ministrada pelo pastor Randy Clark, convidado do pastor John Arnott e da pastora Carol Arnott, dirigentes da igreja em Toronto. Antes, os Arnott já tinham conhecido esse fenômeno por meio do evangelista neopentecostal Benny Hinn, que já praticava o “cair no espírito” em suas reuniões[1]. Benny Hinn aprendeu essas manifestação exóticas por meio do ministério de Kathryn Kuhlman, uma famosa “evangelista” norte-americana que morreu em 1976, onde em sua reuniões, dezenas de pessoas caiam ao mesmo tempo mediante sua oração.

Classificações do fenômeno na teologia pentecostal.

Na teologia pentecostal, o modismo de “cair no espírito” é classificado como “pentecostalismo manikos”, que segundo Joseph L. Castleberry – Deão acadêmico do Seminário Teológico das Assembléias de Deus em Springfield, Missouri (EUA)- é uma “adoração caracterizada por manifestações maníacas que distorcem e abusam dos dons espirituais”[2]. O hermeneuta Esdras Costa Bentho, pastor de confissão pentecostal, lembra outro termo que pode descrever manifestações excêntricas: a carismania. Carismania é mistura de carismata (dons) e manikos (manifestações exóticas). Bentho comenta:

Não é sem razão que manifestações pseudo-pneumáticas (espiritualmente falsas), que geralmente são gerenciadas por “figurões” do pentecostalismo, são chamadas de “carismania”- uma mistura de charismata com manikos.[3]

Esses fenômenos neopentecostais, são também conhecidos como “Bênção de Toronto”, devido a divulgação dessas práticas pela igreja da Videira localiza em Toronto- Canadá, como acima descrito. Alguns apologistas (a maioria pentecostais) preferem chamar, de forma irônica, o “cair no espírito” de movimento “cai-cai”.

Posição dos neopentecostais em relação ao fenômeno.

Apesar de vários nomes ligados ao “cair no espírito”, com Kathryn Kuhlman, Benny Hinn, Kenneth Hagin, Charles Hunter, foi a igreja de Toronto por meio do pastor John Arnott, que espalhou o fenômeno do “cair no espírito” para o mundo inteiro, como um grande avivamento do Espírito Santo. Hoje, esse modismo é amplamente aceito na maioria da denominações neopentecostais, com exceção da Igreja Universal do Reino de Deus[4] e da Igreja Internacional da Graça de Deus[5]. Muitas paróquias que pertencem a RCC (Renovação Católica Carismática) praticam o “cair no espírito”, que entre os católicos carismáticos é denominado de “repouso no espírito”.

Posição dos Pentecostais Clássicos em relação ao fenômeno.

Algumas igrejas ou instituições relacionadas a denominações pentecostais incentivam a prática do cair no espírito. Todavia, a Assembléia de Deus, por meio da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) é contra o “cair no espírito”. Na oitava ELAD, que é um encontro de pastores assembleianos ligados a CGADB, na cidade de Porto-Seguro- BA, em outubro de 2002, foi reafirmado a posição contrária da Assembléia de Deus em relação aos modismos neopentecostais[6]. No relatório da ELAD, está escrito:

Sob o esfuziante tema “Não extingais o Espírito” o 8° ELAD trouxe a tona os fenômenos promovidos pelos movimentos neo-pentecostais como: “cair no Espírito”, “sopro do Espírito”, “benção de Toronto”, “dançar no Espírito”, “dentes de ouro” e outras enxurradas de práticas inovadoras que andavam perturbando o seio da igreja. Nas palestras ministradas pelos pastores José Wellington Bezerra da Costa, Antonio Gilberto, Elienai Cabral e Elinaldo Renovato de Lima, os mais de 700 pastores e evangelistas inscritos no encontro, puderam constatar que a Bíblia não oferece nenhum respaldo para tais acontecimentos e reafirmaram que o autêntico mover do Espírito é aquele que traz avivamento espiritual, batismo no Espírito Santo e transformação na vida do homem.

Por meios dos periódicos oficias, a Assembléia de Deus tem se colocado contra essas práticas. Exemplo disso é o Jornal Mensageiro da Paz, que na edição de Setembro de 2007, trouxe uma matéria de capa sobre o pastor Paul Gowdy, um ex-líder da igreja em Toronto, que hoje revela a farsa do movimento. Vários teólogos assembleianos e pentecostais se posicionaram contra o “cair no espírito”. O renomado pastor assembleiano Antonio Gilberto comenta de forma crítica:

Cair no Espírito” é cair e ficar inconsciente; cair não subjetivamente; cair à toda hora; cair em grupos; cair por manipulação de alguém esperto, e ainda mais citando textos bíblicos truncados [7]. E continua: Nas reuniões de “riso no Espírito” há pouco ou nada de leitura bíblica, de pregação e ensino da Palavra de Deus. Durante essas reuniões, eles proferem repetidamente frases como: -Não tente usar sua mente para entender isso, Não ore agora; beba! Receba! Receba um pouco mais. Ora tudo isso é contrário aos ensinos da Palavra de Deus, pois a fé abrange a mente.[8]

O teólogo pentecostal Claudionor Corrêa de Andrade escrevendo sobre o “cair no espírito”, cita exemplo de Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembléias de Deus no Brasil, que viajou em 1923 de Belém do Pará até Santa Catarina para combater o que hoje é conhecido com “Bênção de Toronto”, e Andrade comenta:

Embora fervoroso pentecostal, Gunnar Vingren não se deixou embair pelo emocionalismo nem pelas aparências. Ele sabia que nem tudo o que é místico, é espiritual; pode brilhar, mas não é avivamento. O misticismo manifesta-se também em rebeldias e mentiras. Haja vista as seitas proféticas e messiânicas.[9]

O Dr. Paulo Romeiro, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor de uma igreja pentecostal em São Paulo, lembra do equilíbrio em relação ao assunto, mas sem deixar de destacar as mazelas que fenômeno tem trazido ao evangelicalismo, ele diz:

Reconheço que Deus tem poder para tocar alguém hoje de tal forma que a pessoa venha a cair. De modo algum sou contra a verdadeira manifestação do poder de Deus. Esta não me preocupa nem um pouco, pois quanto mais, melhor. O que realmente me preocupa são os abusos gerados em torno de tal prática. Estes trazem mais transtornos e divisões para o Corpo de Cristo do que edificação espiritual.[10]

José Gonçalves, pastor da Assembléia de Deus no Piauí, escrevendo sobre fenômenos neopentecostais, lembra do perigo do sensacionalismo e pauta o assunto pelo equilíbrio. Em artigo, escreveu sobre a possibilidade de alguém cair sob influência divina assim como nos avivamentos do Século 19, mas reconhece os atuais exageros sobre o fenômeno. Gonçalves escreve:

Há o perigo dos “pneumatismos” que conduzem à anarquia espiritual. Na gênese das seitas que dizem ser criação do Espírito de Deus, encontra-se com abundância as mais insidiosas aberrações teológicas. Esse é um problema que não pode ser simplesmente ignorado por se desejar preservar um evangelicalismo ou um suposto avivamento. [11]

Outra observação importante de um teólogo pentecostal, é o que está descrito no Dicionário do Movimento Pentecostal, em relação ao “cair no espírito”. Isael de Araújo escreve:

A comprovação para o fenômeno está inconclusiva. Do ponto de vista experimental, é inquestionável que, ao longos dos séculos, crentes venham experimentando fenômenos psicofísicos nos quais caem no chão. Além disso, eles sempre atribuem a experiência a Deus. É igualmente inquestionável que não existe nenhuma prova bíblica para a experiência como norma para a vida cristã. [12]

Bases bíblicas e evidência histórica.

Fica bem claro, que a posição oficial dos pentecostais clássicos, é que não se deve ir além do que está escrito, como bem recomendou o apóstolo Paulo(I Co 4.6) . A Bíblia menciona nove dons espirituais (carismata pneumatikos), mas não cita o cair no espírito como evidência da plenitude do Espírito Santo. Não há nenhum texto não escrituras que dê espaço para essas manifestações. Muitos neopentecostais insistem que há base bíblica e história para as suas atuais práticas de jogar paletó nas pessoas e essas caírem ou soprar sobre um publico e esses serem cheios do Espírito.

Para muitos neopentecostais, os textos em que personagens bíblicos caem prostrados, como Gn 15.12; I Sm 19; II Cr 5.13,14; Dn 8.17; Mt 2.11; Mt 28.4; At 10.10 e Ap 1.7 são evidências do atual cair no espírito. Ora, nenhum desses personagens bíblicos caíram por ter recebido poder ou algum vigor espiritual, mas antes caíram diante de um estado de reverência ou medo. Eles caíram diante de serem angelicais e com o rosto em terra, não para trás como acontece hoje. Esses versículos nada provam! São textos fora de um contexto, gerando pretextos. Um texto que esses “apologistas” não citam é João 20.22, onde Jesus sopra sobre os apóstolos e disse: “Receberei o Espírito Santo”, mas ninguém caiu! Muito bem leciona o pastor pentecostal Ciro Zibordi:

Os que defendem a “queda no poder” ignoram os fatos de que o culto a Deus é racional (Rm 12.1) e de que o espírito do profeta está sujeito ao profeta (I Co 14.32). Isso significa que, por mais que sintamos a presença do Senhor, em um culto, devemos ser prudentes quantos às reações. Devemos ser meninos apenas na malícia, e adultos no entendimento (I Co 14.20)[13].

Não há evidência bíblicas, mas há evidências históricas? O pastor neopentecostal Marco Feliciano diz que sim, pois no seu livro Chamada de Fogo, Feliciano cita que várias pessoas caiam nas reuniões de D. L. Moddy, Charles Finney e John Wesley. Isso é verdade, mas as pessoas que caiam nas reuniões de Finney, Edwards, Spurgeon, Moddy, Wesley e outros, caiam de maneira diferente ao que acontece hoje. Hoje as pessoas caem por receber alguma coisa, no tempo dos grandes avivalistas as pessoas caiam por convicção de pecado. Hoje as pessoas caem após mensagens de auto-ajuda e triunfalismo, no tempo dos avivalistas as pessoas caiam mediante mensagens como “Pecadores na mão de um Deus irado”. Hoje as pessoas caem após empurrões ou por causa de paletós de pregadores sensacionalistas, no tempo dos avivalistas os que caiam não caíram por causa de gerenciamento, provocações e manipulações de pastores. Hoje os pregadores propagam o cair, no tempo dos avivalistas os grandes homens de fé procuravam desencorajar essas manifestações. Hoje as pessoas tornam o cair um espetáculo, no tempo dos avivalistas esses fenômenos não eram casos de exibicionismos.

O teólogo Erwin Lutzer lembra outra diferença:

Os superapóstolos de hoje afirmam fazer em questão de minutos o que pregadores mais antigos nos dizem que apenas pode ocorrer por quebrantamento diário e submissão a Deus, em geral por sofrimento. Atualmente, nos dizem que só podemos ter poder sendo tocados por um apóstolo supercheio de unção. Eles têm poder próprio.[14]

Portanto, o atual movimento de “cair no espírito” e fenômenos relacionados como: “riso santo”, “dança do Espírito”, “aviãozinho”, “unção da lagartixa”, “reteté de Jeová” etc, não apresentam nenhuma evidência bíblica e chegam a ferir vários princípios bíblicos, como o culto racional, decente e com ordem (Rm 12.1, I Co 14.40).

Conclusão:

Qual é a causa para tanto sucesso de fenômenos excêntricos, extravagantes, exóticos, anti-bíblicos, irracionais, no evangelicalismo?

01. A busca pela espiritualidade superficial. Hoje a dedicação de tempo à oração, meditação bíblica e comunhão entre irmãos é cada vez mais raro no meio evangélico, então a busca por soluções espirituais mais rápidas e instantâneas são frequentes nos cultos.

02. Desequilíbrios eclesiásticos. Como é difícil ser equilibrado no meio evangélico, pois muitos em busca de uma “cristianismo racional”, buscaram um racionalismo cético, naturalista e anti-bíblico denominado de liberalismo teológico. Em contrapartida, outro extremo se levantou, que é a busca por um “cristianismo emocional”, onde o emocionalismo contamina as mentes que pararam de pensar e refletir na Palavra de Deus.

03. Pragmatismo e empirismo evangélico. Um legião de pessoas buscam aquilo que é prático e experimental, sendo presas fáceis de pregadores sensacionalistas, que buscam produzir shows em lugar de cultos. O espetáculos dos anfiteatros tomam conta dos púlpitos que deveriam ser destinados à Palavra.

04. Falta da consciência na suficiência da Palavra. Ir além do que está escrito é a grande moda dos evangélicos contemporâneos, sendo que a Bíblia deixa de ser a regra de fé e prática das liturgias e manifestações espirituais. Já não é suficiente os dons espirituais descritos em diversos textos das Sagradas Escrituras? Para que buscar mais coisas que fogem da Palavra?

Notas e Referências Bibliográficas:

1- Benny Hinn, em 1992, veio ao Brasil em um congresso da ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno), onde “derrubou” muita gente!

2- CASTLEBERRY, Joseph L. Pós-Pentecostalismo: Estranha moda tenta apagar as manifestações espirituais na igreja. Revista Manual do Obreiro. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 27, n° 32, 2005.

3- BENTHO, Esdras Costa. A Bíblia tem a resposta: Há respaldo para “cair no poder”? In Mensageiro da Paz. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 76, n° 1458, Novembro de 2006, p. 17.

4- Edir Macedo, pontífice máximo da IURD, é contra o modismo de “cair no espírito”. Na IURD, dificilmente um membro será incentivado a exercer os dons espirituais, consequentemente, os exageros relacionados aos dons são ausentes. Mas a IURD não escapa de uma demostração exótica de experiências, aja vista a prática de exorcismos, que é um verdadeiro espetáculo!

5- R.R. Soares, apesar de ter sua teologia moldada por Kenneth Hagin, é contra o “cair no espírito” e disse no Jornal Show da Fé, que quem cai são “os endemoninhados”.

6- Alguns estudiosos preferem chamar as igrejas praticantes desses modismos de “ultra-pentecostais”.

7- GILBERTO, Antonio. Desvios da Doutrina Bíblica. in Revista Ensinador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 7, n° 28, p. 19.

8- Idem, n° 29, p. 20.

9- ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 142.

10- ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. 4. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999, p. 77.

11- GONÇALVES, José. Espiritualidade, Avivamento e Equilíbrio. Revista Manual do Obreiro. Rio de Janeiro: CPAD, ano 27, n° 29, Janeiro-Março, p. 40-45.

12- ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 616.

13- ZIBORDI, Ciro Sanches. Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 34.

14- LUTZER, Erwin W. Quem é Você Para Julgar? 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 104.

 

Autor do Texto: Gutierres Fernandes Siqueira

Vídeo: YouTube.com

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O que é evangelicalismo? Por Augustus Nicodemus O triunfalismo

8 Comentários Add your own

  • 1. Edvanilson Germano da Silva  |  junho 28, 2008 às 11:03 pm

    Amados

    Quero dizer que gostei muito do têxto “Cair no Espírito” de Gutirerres Fernandes Siqueira.

    Infelizmente algumas igrejas têm se deixado levar por esse vento de heresia. Eu mudei da igreja que eu pertenci porque ela está sendo vítima de um modismo chamado “RETETÉ”; eu sempre percebi que esse tipo de coisa no culto não tem nada haver com o que está nas Escrituras, então pedi ao Senhor uma direção para onde ir congregar, agora estou em uma denominação neopentecostal. Lá graças à Deus o povo é ensinado contra esses modismos ditos pentecostais e salienta quanto aos frutos desse tipo de manifestação.
    Louvo a Deus por esse estudo que li.

    Quanto a este têxto só vale uma ressalva: O Bispo Macedo não é pontífice, pois pontífice seria o Papa, ele é o lider da igreja, o homem que Deus colocou à frente deste ministério, assim como Deus colocou à frente do povo de Israel Moisés ou Josué, por exemplo. O cabeça da IURD é Cristo!
    E quanto ao exorcismo, Jesus expulsou vários demônios dos oprimidos, disse que os seus discípulos (seguidores) fariam as mesmas obras que Ele fez e outras maiores fariam e quando Ele enviou os discípulos (seguidores) a irem por todo o mundo pra pregar o Evangelho, ele disse que em Nome Dele expulsariam os demônios. É um espetáculo de pessoas sendo livres de espíritos imundos (algumas até participantes de lugares onde existem modismos como estes e do “reteté”). Por que não um espetáculo que promove a libertação dos oprimidos? Glória a Deus porque o Nome de Jesus se mostra notório na Igreja Universal do Reino de Deus!

    Gostaria de sugerir um comentário mais abrangente sobre o “RETETÉ”.

    Sem mais, obrigado pela atenção e que o Senhor, através do Espírito Santo contiue iluminando os vossos entendimentos a fim de que a Igreja de Cristo seja cada vez mais alicerçada na Rocha Eterna.

    Deus vos abençoe!

    Responder
  • 2. Dames  |  agosto 13, 2008 às 12:40 pm

    A IURD não é uma igreja Cristã! É uma seita! Explora a ignorância das pessoas cegas, sem entendimento da Palavra, que buscam satisfazer as suas necessidades financeiras.

    Responder
  • 3. Lurdes Carvalho  |  agosto 21, 2008 às 2:17 pm

    Graça e Paz!

    Fico muito feliz e aliviada em saber que existe alguém preparado para esclarer sobre alguns assuntos que geralmente nas igrejas não são esclarecidos como esse movimento do cair no espírito.
    Já frequentei outras igrejas que têm algumas manifestações que me deixou confusa, como:
    Aviãozinhos
    Cair no espírito
    Profetadas
    Visagens
    Cheguei a me desanimar e achar que vale mais a pena ficar em casa, primeiro por me sentir culpada e achar que eu não receberia de Deus esses avivamentos.Tenho medo até de questionar o pastor a respeito, pois se é ele quem lidera, fazer o que?
    Então Deus me alcançou com sua misericórdia e resolvemos procurar uma igreja séria. Hoje estamos em uma em Jundiaí( não vou citar o nome). No começo gostamos, então conversamos com o pastor, mas agora vejo novamente essa prática do cair no espírito. Fiquei muito triste, será que somos nós os errados?? Não sou contra a minifestação de do poder de Deus, desde que traga edificação na igreja. Amo minha igreja,e tenho medo desse movimento se tornar uma prática nos cultos. Estamos confusos ( eu e meu esposo), não quero desanimar denovo e sem Deus na minha vida. Estamos tentando servir a Cristo, sendo honestos, cumprindo com nossos deveres de Cristãos, ansiosos por um verdadeiro avivamento. O que houve com o nome de Jesus??O que houve com a Palavra de Deus???As pregações não são úteis para nossa vida prática do dia-dia.Somos ovelhas desorientadas, sem um pastor que nos ensine a verdade.
    Me perdoe, foi um desabafo.
    Deus o abençoe

    Responder
  • 4. Amanda Marques Stamboni  |  agosto 28, 2008 às 1:58 pm

    Eu ja descordo da sua visão amado….
    O Espírito Santo age de muitas formas..só basta deixarmos ele agir..

    Responder
  • 5. JEDIAEL FERREIRA DA COSTA  |  setembro 4, 2008 às 2:20 am

    Sou crente pentencostal e pela misericordia de Deus tenho estudado teologia concluindo os cursos básico e médio(6 anos)da eetad e faetad, e agora estou concluindo o nível de bacharel. Achei a exposisão acima autêntica e eficiente para sustentar aquilo que já era um conceito meu.Escrevo esse comentário apenas para afirmar a maneira sutíl do movimento “cair no espírito”. A menos de uma semana recebemos um pregador em nossa igreja(estado da paraiba)como uma mensagem voltada para água e Espírito,onde o ponto forte era um guitarrista , uma missionaria e este pregador.muitas pessoas após ser colocada a a mão sobre a cabeça eram levadas a cair. O guitarrista , com a correia da guitarra colocava sobre o pescoço das pessoas e após levava-as ao chão.Por causa da estranhesa dos fatos procurei o pastor da igreja a qual sirvo para expressar o meu cidado fui obrigado a me silenciar com pena de poss´vel disciplina.

    o pastor que aqui cito chama-se Dr Pr Carlos e é de Brasilia. Gostaria muito de ter mais informações sobre essa pessoa para poder aprofundar mais as minhas conclusões. obrigado

    Responder
  • 6. Marcelo Maia  |  fevereiro 12, 2009 às 6:13 pm

    Caro Irmão Gutierres a Paz do Senhor,

    Concordo com o irmão em sua bela exposição a respeito do tema “cair no espirito” vejo que existem realmente pseudo pregadores que utilizam de tecnicas hipoticas para que várias pessoa venham a cair.Como servo de Deus e vivência do evangelho, vejo que o Senhor nos surpreende e durante vários cultos em que isto tem se tornado corriquiero em nossa congregação mas tenho obsrvado como bem relatado que as pessoas tem caido mas pelo do Espírito Santo pelo poder da Palavra, pois o que ocorre em nossa congregação é uma mudança na vida destas pessoas pois os frutos do Espirito são gerados. Não podemos generalizar o “cair no espírito”, pois como mesmo foi relatado há casos em que a pessoa venha “cair no espirito mas pelo arrempedimento de ser um pecador e a necessidade da misericordia do Senhor Jesus.

    Que Senhor Jesus continue abençoa-lo em seu ministério

    Responder
  • 7. Josh  |  junho 18, 2009 às 10:15 pm

    A Paz do SENHOR amado. O grande problema dos lideres das assembleia de deus, e que eles acham que tem o monopolio do poder de Deus. E isso nao e verdade. Nimguem tem o monopolio do poder de Deus. Uma outra coisa que eles estao redonamente equivocados e que haja avivalistas, mas como foram eles mesmo que criaram essa ideia absurda, entao ja aceitam. Agora, se lermos o livro do profeta Habacuque, logo damos conta que somente DEUS pode avivar. Ou seja: DEUS e avivalista e nao homem algum. E quem se move na igreja do SENHOR, e o Espirito Santo. Concluindo; Se esses lideres assembleianos criam alguma coisa, por eles sao bem aceito. Mas se nao, eles as refutam veementemente, pois eles se crer que tem o monopolio do poder de DEUS. E como o proprio DEUS nao esta limitado a eles e nem o SEU poder pertence ao monopolio deles, O SENHOR tem levantado na terra muitas igrejas pentecostais e derramado sobre elas a uncao do SEU Esprito. E isso principalmente no Brasil onde eles criam que tinham o monopolio do poder de DEUS. Desde de 1976 estou dentro das assembleia de Deus e tenho visto isso. Primeiro eles lutaram contra a igreja Deus e Amor, depois a Universal, e depois com as comunidade e depois tantas outras igrejas.

    Responder
  • 8. Pr Lauro Henchen  |  abril 25, 2010 às 1:43 am

    No blog: http://www.laurohenchen.blogspot.com está desmascarado a heresia do cair no espírito. Também desafia contestar 8º rei do Apocalipse.

    Responder

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